Mel Lisboa

Doce Mel

A atriz investe no teatro infantil e vive seu papel mais importante: o de mãe

Foto: Paulo Giandalia

Foto: Paulo Giandalia

Há quase uma década, o Brasil foi pego de assalto pelo sucesso Presença de Anita. A minissérie global contava a história de uma menina aparentemente inocente, que destruiria o casamento de um homem mais velho, e levou uma multidão de telespectadores à frente da TV não só para acompanhar a saga dos personagens, mas também para admirar a beleza estonteante de Mel Lisboa.

O boom do folhetim rendeu à atriz reconhecimento profissional e o título de símbolo sexual, que ela não faz muita questão de ostentar – um traço marcante de sua personalidade é a simplicidade. Mel Lisboa é tranquila e desencanada. Além disso, muitas novelas, filmes e peças viriam pela frente – isso sem contar a transformação na sua vida pessoal: o casamento com o músico Felipe Rosseno e o nascimento de Bernardo, primogênito do casal.

Para celebrar essa nova fase, a atriz se dedica à peça Cyrano, uma adaptação infantil do clássico Cyrano de Bergerac, do poeta e dramaturgo francês Edmond Rostand. Com direção de Karen Acioly e consultoria artística de Bibi Ferreira, a montagem estará em cartaz até o dia 28 deste mês no TUCA, em Perdizes, todos os sábados e domingos, às 16h.

Como está sendo atuar na peça Cyrano? É a primeira vez que você faz uma montagem infantil?

Sim, é a primeira vez que atuo nesse segmento e está sendo maravilhoso. A peça é uma adaptação muito bacana e atual de um clássico escrito há mais de cem anos. Trazer essa cultura e ainda ensinar as crianças sobre sentimentos nobres é extremamente gratificante. E o mais legal de tudo isso é que a reação delas é espontânea, o feedback é instantâneo.

O fato de você ter sido mãe influenciou nesta empreitada?

Na verdade, acho que foi coincidência mesmo. Pintou o convite, achei o projeto ótimo e os horários não me atrapalhariam em relação a ficar com o Bernardo.

Por falar em Bernardo… E ser mãe de primeira viagem? O que mudou na sua vida de uma forma geral?

Ser mãe muda tudo, desde os sentimentos até a vida prática. Penso nele em primeiro lugar em qualquer situação e a minha vida passou a ser em função da vida dele. Como prefiro cuidar dele em vez de ter uma babá, tenho que adaptar tudo. O levo, na medida do possível, a todos os lugares. Não tenho tanta liberdade de sair como antes, mas de vez em quando, damos uma escapadinha (ela e o marido) e ele fica com a avó! (risos). E quanto a ser mãe de primeira viagem, está sendo muito mais fácil do que imaginei. É algo natural, meio instintivo. Sou tranquila e ele é um bebê muito calmo…

Você já ficou à frente de um programa de turismo. Inclusive, acabou escrevendo Mundo Afora – diário de bordo de Mel Lisboa. Gosta de viajar? Conheceu algum lugar especial nessa fase?

Amo viajar. Não vejo a hora do meu filho crescer um pouco para realizar um destino que venho sonhando há tempos: Jerusalém. Uma amiga de longa data irá filmar um documentário a respeito do local e quero muito estar ao lado dela nesse momento. Sobre um lugar especial, acho que o Deserto do Atacama, no Chile, foi o que mais me impressionou. Até então eu era muito urbana e as minhas viagens tinham mais esse perfil.

A minissérie Presença de Anita foi um boom na sua carreira. Até hoje existem diversos vídeos no Youtube, comunidades no Orkut, etc. As pessoas ainda te associam à personagem? Isso te irrita?

Isso já me causou uma série de sentimentos e, para ser honesta, cansou um pouco. Mas, por outro lado, valeu a pena. Fico feliz em saber que fez tanto sucesso e ainda receber elogios por algo que deu tão certo.

Aliás, ser considerada “símbolo sexual” te incomoda?

Já me incomodou mais, sobretudo, pelo fato de não ser tão bonita ou gostosa assim (risos). A questão é que acredito que associaram a minha imagem à Anita. Não que eu me ache feia ou não goste de me cuidar, mas não entendo isso muito bem.

Se arrependeu de posar para a Playboy?

Não me arrependi. Na ocasião foi uma oportunidade interessante na minha carreira e me trouxe diversos benefícios financeiros. Mas hoje não faria novamente.

Você cursou cinema e até ganhou um prêmio por sua atuação no longa Sonhos e Desejos. Como é a sua relação com o cinema?

Muito mais light do que na época que eu cursava faculdade nessa área! (risos). Estou menos rigorosa, assisto diversos filmes que assistiria com olhar crítico, etc. Fiquei muito feliz por ter ganho o Kikito, mas acho que tenho um longo caminho a trilhar ainda, pois tenho muito o que aprender.

E TV? Algum plano para 2009?

Gosto muito de fazer novela e pretendo voltar. Quem sabe no fim deste ano ou começo do ano que vem. Vai depender de uma questão de “compatibilidade de agendas” (diz sorrindo, referindo-se aos horários da emissora e do pequeno Bernardo).

XT4J1793_2

RÁPIDAS

NOME COMPLETO: Mel Lisboa Alves

LOCAL DE NASCIMENTO: Porto Alegre

SIGNO: capricórnio

PRATO: o trivial arroz, feijão, bife e salada

ITEM INDISPENSÁVEL NA NÈCESSAIRE: desodorante – e tem que ser como xampu, trocando para não “acostumar” (risos)

MAIOR ALEGRIA: minha família

UMA TRISTEZA: doença de um modo geral

UM LUGAR NO MUNDO: existem maravilhosos, mas nada se compara à minha casa

UMA MÚSICA: Coisa nº 2, do Moacir Santos

UM FILME: são muitos, mas no momento, Crepúsculo dos Deuses

UMA QUALIDADE: generosidade

UM DEFEITO: teimosia

SONHO REALIZADO: meu filho

SONHO A REALIZAR: dirigir uma peça, um filme…

ATOR: Gérard Depardieu

ATRIZ: Cate Blanchett

UM LIVRO: Os Miseráveis, de Victor Hugo

UM LUXO: justiça

UM LIXO: egoísmo

SUCESSO É: ser feliz com o que você tem, sem se acomodar

*Matéria publicada na revista Alpha Magazine Ed 117 – junho/2009

1 comentário

Arquivado em Entrevistas

Uma resposta para “Mel Lisboa

  1. Paulo H G Jorge

    A Mel linda e sincera como sempre. Ótima entrevista e belas fotos.

Deixe um comentário

